Sobre a hiper sexualização das mulheres nos jogos de vídeo game — Mas só mulheres? - Jovem Fonte - Música, Séries, Cinema, Famosos e Televisão

Últimas

Home Top Ad

Responsive Ads Here

Post Top Ad

Responsive Ads Here

15 de jan. de 2014

Sobre a hiper sexualização das mulheres nos jogos de vídeo game — Mas só mulheres?

Chega a ser hilário: Enquanto o personagem masculino usa uma reluzente armadura de prata, a personagem feminina usa um microvestido rasgado e que aparenta ter sido feitas por peles de animais. Ambos são guerreiros e bradam espadas, a diferença é que a personagem feminina tem seios de tamanhos humanamente impossíveis saltando pra fora de roupas vulgares. Mas por que isso acontece?

Ivy Valentine - Soul Calibur IV

Argumenta-se, a principio, do fato que a maioria de jogadores são homens, logo, usam imagens femininas extremamente sensuais para atrair o jogador: Mas tal argumento atualmente não serve. As mulheres estão cada vez mais introduzidas no mundo dos games. E ainda mantendo o argumento de atrair o jogador com mulheres sensuais pode ser facilmente rebatido com o simples fato que inúmeros jogos de extremo sucesso jamais usaram de imagens ultrajantes para conseguir jogadores, como Metroid, os atuais The Last Of Us e Bioshock e até Zelda. Nenhum desses apresenta personagens hipersexualidados.
Então, por quê?

Beira o constrangedor: Os sons de esforço físico de Lara Croft no novo Tomb Raider poderiam facilmente ter sido retirados de filmes para adultos, em jogos de luta as mulheres estão sempre com trajes desnecessariamente reduzidos e com saltos enormes, e o que dizer sobre o troféu que você ganha ao tentar espiar de baixo da minissaia da personagem principal, Juliet, de Lollipop Chainsaw?

Juliet Starling - Lollipop Chainsaw

Notem, contudo, que não usei a palavra “machismo” para argumentar sobre o assunto. Seria isso machismo? Olhando novamente e analisando a indústria de games com mais cuidado, seriam só as mulheres as hipersexualizadas da história?  O fato é que a indústria quer vender, e isso não se restringe meramente a imagem feminina: Mesmo que os personagens masculinos não tenham enormes volumes nas calças como as mulheres tem nas blusas, eles são quase sempre enormes e com músculos quase rasgando a pele. Os guerreiros citados anteriormente estão sim usando armaduras brilhantes e poderosas mas por baixo delas há montanhas de músculos que também beiram o impossível — exceto para fisiculturistas. Então, no final, não é tudo igual?

Duke Nukem - Duke Nukem Forever
Não se trata, portanto, de machismo ou de uma mulher-objeto. Homem são também afetados nesse processo de hiper sexualização e marketing desenfreado. As mulheres são os que os jogadores querem. Os homens, os que o jogadores querem ser. Mas isso nunca se tornará real.
Os personagens de vídeo game são figuras utópicas, participantes de um culto a figura estética humana, representam o que é bonito aos olhos da maioria (peitos, bundas, músculos avantajados). Por fim, pode-se concluir que tudo isso acontece por um único e simples motivo: Vender. 

Um personagem “gostosão” serve pra chamar atenção — mas muito deles possuem por traz dessa figura colossal, uma personalidade forte e que torna o jogo muito mais agradável. O problema, afinal, não é quando a indústria de games investe em personagens sensuais, por que isso é o que eles fazem desde sempre. Por que é assim que eles vendem seu produtos e obtêm seu lucro. O problema real é quando tudo o que importa na hora de escolher o jogo é o quanto os seios da personagem está à mostra. 

Jin & Anna - Tekken



Post Bottom Ad

Responsive Ads Here

Pages