Zeus |
Semana passada eu comecei a falar sobre a religião dos antigos gregos a hoje chamada Mitologia Grega. Falei sobre Dionísio por ser ele o mais jovem de todos os deuses do panteão, isso em homenagem ao renascimento do Blog Jovem Fonte; mas não se pode falar sobre Mitologia Grega (ou religião dos antigos gregos se assim preferirem) sem falar sobre Zeus.
Muitos pensam que Zeus era o deus supremo, assim como hoje consideramos o Deus no entendimento da maioria das religiões atuais e mesmo no entendimento de ateus e intelectuais: único, onipresente, onipotente, criador do céu e da terra etc.
No passado não era diferente, muitos também acreditavam que assim era mesmo não sendo.
Zeus não era o “Pai de Todos os deuses”, ele era o “Rei de todos os deuses” o líder, mas não era o correspondente ao Deus como entendemos hoje.
Zeus era o guardião da justiça (dos deuses e dos mortais), mestre dos outros deuses, controlava o céu (céus se preferirem), e controlava os raios (dentre muitos outros poderes).
Cronos era o pai de Zeus e rei dos Titãs os deuses mais poderosos do universo.
Cronos se casa com sua irmã (também Titã) Reia e desta união nascem uma nova geração de deuses chamados de olimpianos dentre eles: Zeus, Hades e Posseidon.
Cronos por medo de ser substituído ou ter seu poder usurpado por algum de seus filhos, passa a ter o péssimo habito de devorar seus filhos assim que eles nascem.
O problema é que esses deuses eram imortais, então eles eram devorados por Cronos, porém não morriam ficavam apenas presos em sua barriga.
Reia irmã e esposa de Cronos não gosta da ideia de seus filhos serem devorados por seu marido, afinal ser mãe não é apenas dar a luz mas também amamentar, cuidar e criar seus filhos.
Desta maneira Reia cria um plano para que isso não ocorra mais.
Ela foge das vistas de Cronos e dá a luz a Zeus.
Acontece que Cronos sabia que sua esposa estava grávida e esperava que Zeus nascesse para engoli-lo, sendo assim Reia cria o seguinte estratagema; pega uma pedra enrola em panos e entrega a Cronos.
Cronos sem pensar pega a pedra envolta em panos e engole.
Zeus sobrevive e é levado para uma caverna em um lugar chamado de “Dobras da Terra” ( onde hoje fica a Ilha de Creta).
Para que Cronos não ouvisse os choros de Zeus eram feitos grandes estrondos batendo em escudos que ficavam nas paredes da caverna e assim ele foi crescendo e ganhando força.
Já adulto Zeus se prepara para a sua missão: lutar contar Cronos seu pai, libertar seus irmãos que vivem na barriga de Cronos e criar o novo panteão de deuses os deuses do Olimpo.
Essa batalha e seus desdobramentos ficarão para a próxima semana.
Nenhum comentário:
Postar um comentário