Sacolinha deixa de ser gratuita - Jovem Fonte - Música, Séries, Cinema, Famosos e Televisão

Últimas

Home Top Ad

Responsive Ads Here

Post Top Ad

Responsive Ads Here

23 de jan. de 2012

Sacolinha deixa de ser gratuita

Medida também deve ser adotada pelos pequenos comerciantes / Shutterstock/ ArquivoAs sacolinhas são utilizadas há cerca de 50 anos pelo brasileiro. Mas a partir de quarta-feira, quem quiser usar sacolas plásticas terá de pagar por isso.

Acordo entre o governo do Estado e a Apas (Associação Paulista dos Supermercados) retira das principais redes varejistas a distribuição gratuita das sacolinhas. Elas custarão em média R$ 0,19 cada e serão biodegradáveis, como já acontece em Jundiaí, no interior.

De acordo com a Apas, 80% dos mercados devem aderir ao acordo. “Acreditamos que apenas alguns comércios menores ainda não tiveram conhecimento da campanha. Mas com o tempo, todos devem aderir”, disse o diretor de sustentabilidade da associação, João Sanzovo.



A Apas possui 1.200 associados, sendo mil deles de pequeno e médio porte. Sanzovo afirma que o preço das mercadorias deve diminuir, já que o valor gasto com as sacolinhas estava embutida no preço final das mercadorias.

O assessor de presidência da Acisa (Associação Comercial e Industrial de Santo André), Nelson Tadeu, acredita que o comércio de bairro também participará. “Com a participação dos grandes, os mercados menores também participarão.”

Por quê?
A justificativa para que as sacolas sumam das compras dos paulistas é o dano ambiental (leia mais ao lado). De acordo com o Ministério do Meio Ambiente, o Brasil consome 12 bilhões de sacolas derivadas de petróleo, sendo que pelo menos 20% acabam descartados.

Para a Plastivida (Instituto Socio Ambiental dos Plásticos), a medida está equivocada. “Acreditamos que a solução seja a educação para consumo consciente. As sacolinhas são um direito do cidadão. Nós pagamos por ela. Seu custo está embutido na composição do preço dos produtos”, disse o presidente do instituto, Miguel Bahiense.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Post Bottom Ad

Responsive Ads Here

Pages