Dilma inicia reforma com saída de Haddad por eleição - Jovem Fonte - Música, Séries, Cinema, Famosos e Televisão

Últimas

Home Top Ad

Responsive Ads Here

Post Top Ad

Responsive Ads Here

18 de jan. de 2012

Dilma inicia reforma com saída de Haddad por eleição

BRASÍLIA, 18 Jan (Reuters) - A presidente Dilma Rousseff deu início nesta quarta-feira à sua primeira reforma ministerial, ao oficializar a saída do ministro da Educação, Fernando Haddad, pré-candidato do PT à prefeitura de São Paulo, e a substituição dele pelo atual ministro da Ciência e Tecnologia, Aloizio Mercadante.
Para o lugar de Mercadante, Dilma nomeou o atual presidente da Agência Espacial Brasileira (AEB), Marco Antônio Raupp. A posse e transmissão de cargo dos novos ministros serão na próxima terça-feira, informou a assessoria de imprensa da Presidência da República.
Na reforma, Dilma deve, além de substituir auxiliares que irão disputar as eleições municipais, buscar melhorar áreas em que ela considera a gestão deficiente e acomodar aliados afetados pelas demissões ocorridas em 2011 por denúncias de irregularidades .
A saída de Haddad e sua substituição por Mercadante era dada como certa, mas o anúncio oficial só ocorreu no final da tarde desta quarta-feira, horas após evento em que Dilma e Haddad estiveram juntos, em Angra dos Reis (RJ).
A cerimônia teve tom de despedida, e a presidente elogiou o desempenho do petista à frente da pasta.
Em nota que confirmou a saída, Dilma voltou a agradecer Haddad.
"(Dilma) agradece o empenho e a dedicação do ministro Haddad à frente de ações que estão transformando a educação brasileira e deseja a ele sucesso em seus projetos futuros", disse nota da Presidência.
Haddad deixa o cargo para se dedicar à sua campanha pela prefeitura paulistana. Ele foi lançado como candidato do PT pelo ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva.
Após negociações dentro do PT os demais postulantes à candidatura, incluindo a senadora e ex-prefeita Marta Suplicy, desistiram afastando a realização de prévias para a escolha do candidato petista.
Outra ministra que pode deixar o cargo devido às disputas municipais é Iriny Lopes (Secretaria de Políticas para as Mulheres), que pode ser opção do PT para a prefeitura de Vitória (ES).
A gestão de Haddad, que também havia sido ministro da Educação de Lula, foi marcada por sucessivos problemas envolvendo o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), desde os diversos vazamentos de questões a erros na correção das provas.
A escolha de Raupp foi uma opção técnica de Dilma. Graduado em Física pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), é PhD em Matemática pela Universidade de Chicago e livre-docente pela Universidade de São Paulo (USP). É, também, membro titular da Academia Internacional de Astronáutica (IAA).
Gaúcho de Cachoeira do Sul, tem 73 anos e assumiu a presidência da AEB em março de 2011.
Já Mercadante foi nomeado ministro da Ciência e Tecnologia no início do governo Dilma, após ser derrotado na campanha pelo governo do Estado de São Paulo, em 2010.
Raupp, Haddad e Mercadante participarão da primeira reunião ministerial do ano, que será realizada na segunda-feira.
(Edição de Eduardo Simões)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Post Bottom Ad

Responsive Ads Here

Pages